google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk
  • Fernando Peixoto Soares

ESCOVAÇÃO PERFEITA | Como tem sido a sua? Quando realizada de forma correta, previne muitos problema


Um sorriso sempre bonito e saudável é resultado de uma boa rotina de limpeza bucal. Dentes, gengiva e língua bem cuidados evitam os problemas bucais mais comuns, como gengivite, cáries e tártaro, além daquele mau hálito desagradável que ninguém quer ter, não é mesmo?

A escova e o fio dental são os principais aliados para quem deseja ter dentes brancos e um hálito fresco sempre. A escova ajuda a remover grande parte da placa, prevenindo a cárie. Já o fio dental consegue alcançar os restinhos de comida naqueles cantinhos mais difíceis, como embaixo da gengiva e entre os dentes. Também não dá para esquecer de escovar a língua. E você? Será que está fazendo tudo direitinho? Aprenda, com as dicas abaixo, como realizar a escovação ideal.

ESCOVA DE DENTES DIARIAMENTE

Nem sempre a mais bonita é a melhor. Preste mais atenção na textura e na qualidade das cerdas. As mais macias são ideais para não machucar a gengiva e desgastar os dentes. E a cabeça deve ser arredondada para alcançar até mesmo os cantinhos mais escondidos, como a parte de trás dos últimos dentes.

CREME DENTAL: APOSTE NO MELHOR

A variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados é tão grande que deixa a gente perdido. Mas é muito importante, e todos os dentistas indicam, que eles contenham flúor para ajudar no controle de tártaro - além de dentes mais brancos e hálito refrescante. Vale ressaltar que, ao contrário do que as campanhas publicitárias costumam sugerir, mais creme na escova não significa que uma boa limpeza. Uma quantidade de creme dental que se assemelhe ao tamanho do grão de uma ervilha é suficiente para deixar sua boca limpíssima.

HORA DA ESCOVAÇÃO

Para uma escovação mais eficiente, divida sua boca em quatro partes (superior direito, superior esquerdo, inferior direito, inferior esquerdo) e escove cada uma delas por pelo menos 30 segundos. Uma limpeza completa e sem pressa leva por volta de 2 minutos. Faça movimentos de vai e vem sem colocar muita força e velocidade, para não machucar a gengiva.

Lembrando que, se você já tem uma escova bem escolhida, ela oferecerá mais conforto para a escovação. E para o grand finale: não esqueça de escovar a língua levemente.

FIO DENTAL TODO DIA

Sabe aquela casquinha de pipoca inconveniente que não saiu por nada? É o fio dental que vai ajudar a removê-la. Mesmo nos dias de preguiça, o fio dental não deve ser esquecido, já que ele evita também o acúmulo de placa bacteriana. Corte aproximadamente 40 cm de fio, enrole nos dedos médios e use os polegares para deslizá-lo suavemente entre os dentes. Cuidado apenas para não pressionar demais e machucar a gengiva. Ah... e nunca use uma mesma parte do fio dental para limpar dois espaços diferentes.

Dentate - Clínica Odontológica Estética Dental, Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP 11 3066 0466


16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O Dentista e a COVID-19

Primeiramente, é importante saber que o procedimento odontológico não traz riscos ao paciente. A nossa rotina de atendimento já prezava pela biossegurança, higiene e controle de contaminação atendende

Dentate | Clínica Odontológica - Implantes Dentários e Periodontia
Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins -  São Paulo - SP

Ligue / WhatsApp: 11 97272.3368

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle