google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk
  • Fernando Peixoto Soares

APARELHO ORTODÔNTICO FIXO | 5 tipos de alimentos que são "inimigos" durante o uso


O aparelho ortodôntico fixo é certamente um dos tratamentos mais usados para correção dentária. Mas apesar de serem fortes o suficiente para alterar a configuração dos dentes, seus acessórios pedem cuidados especiais para não se partirem. Além disso, por ser composto de diversas peças - como braquetes, fio e elásticos -, esse tipo de aparelho é um ótimo reduto para acúmulo de pedaços de comida que podem não sair se a limpeza não for bem minuciosa.

O ideal, portanto, é tomar alguns cuidados básicos com a alimentação enquanto tiver que usar o aparelho ortodôntico fixo. Quer saber o que é melhor evitar? Confira a seguir:

1- Alimentos duros

Ingredientes com consistência muito dura - como cenoura e outros vegetais crus, milho de pipoca e alguns tipos de doce, como pé-de-moleque, por exemplo - podem causar dificuldade de mastigação e quebrar os braquetes do aparelho.

No caso dos vegetais e das frutas, uma boa ideia é cortá-los em pedaços menores para ingerir ou então consumi-los depois de refogados ou cozidos.

2- Itens que precisam ser mordidos

Quem usa aparelho ortodôntico fixo já deve ter ouvido falar que é contraindicado morder uma maçã. Mas a verdade é que qualquer alimento que requeira ser mordido pode ser um perigo. Isso acontece porque o alimento empurra os braquetes durante a mordida, causando estragos principalmente nos dentes incisivos que ficam na parte inferior. O recomendado é não morder o alimento, e sim cortá-lo em pedaços antes de levá-lo à boca.

3- Chicletes e balas

Chicletes e balas, especialmente as mais duras, são outra pegadinha alimentar para quem usa aparelho. Primeiro por sua consistência, o que por si só já pode causar a quebra dos braquetes. Segundo pela quantidade de açúcar normalmente presente nesses produtos, que tende a se acumular nos dentes e causar um ambiente propício para o surgimento de cáries.

4- Alimentos em pedacinhos

Alimentos que possuem pedaços muito pequenos também são uma cilada. É o caso de frutas cheias de sementinhas, como o kiwi, ou então muito fibrosas, como algumas mangas. Isso porque as sementes e as fibras podem entrar nos acessórios ou, então, se alojarem entre o fio do aparelho, o que dificulta a posterior e adequada higienização.

5- Alimentos com corantes

Alimentos muito coloridos podem também prejudicar os dentes, já que a massa usada para colar os braquetes pode manchar, especialmente quando o aparelho foi recentemente colocado. Dessa forma, convém evitar alimentos com cores muito fortes - como alguns refrigerantes, café, vinho e beterraba - ou pelo menos deixar para consumi-los, com moderação, somente depois de alguns dias após a colagem dos braquetes.

E quando for apertar o aparelho?

Por fim, é importante ter alguns cuidados com a alimentação também quando se aperta o aparelho. Isso porque, logo que o fio é reajustado, é normal ocorrer uma pequena inflamação nos ossos que seguram as raízes dos dentes, deixando a boca mais dolorida. Essa dor pode permanecer por até 3 dias, quando o ideal é pegar leve na alimentação. Durante esse período, procure consumir alimentos mais pastosos e ir aos poucos aumentando sua consistência, para estimular a mastigação gradativamente.

Dentate - Clínica Odontológica Estética Dental, Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP 11 3066 0466

#aparelhofixo #dicasdealimentos #braquedes #ortodontia #dicas

16 visualizações
Dentate | Clínica Odontológica - Implantes Dentários e Periodontia
Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins -  São Paulo - SP

Ligue / WhatsApp: 11 97272.3368

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle