google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk BRUXISMO E BRIQUISMO | Conheça os sintomas e o tratamento indicado
top of page
  • Foto do escritorFernando Peixoto Soares

BRUXISMO E BRIQUISMO | Conheça os sintomas e o tratamento indicado


As causas ainda não são muito bem conhecidas, estudos recentes indicm que podem tem origem no sistema nervoso central. Mas os sintomas podem ocorrer em qualquer faixa etária e são bem mais comuns do que se imagina. Estamos falando do bruxismo, desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.


Quando o atrito ou apertamento entre os dentes ocorre durante o dia, com a pessoa acordada, temos o briquismo.

Em ambas as situações, a pressão exercida pode provocar o desgaste, trincas e fraturas dos dentes e restaurações. Em casos mais graves, pode acarretar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). A boa notícia é que existem algumas formas de reduzir o ranger ao máximo e evitar danos ainda maiores. Confira a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes sobre esses problemas.

Como sei se tenho bruxismo, se ele se manifesta durante o sono?

Para muitas pessoas, o bruxismo é realmente um hábito inconsciente, que só passa a ser conhecido quando alguém comenta que elas fazem barulho ao ranger os dentes quando estão dormindo. Em outros casos, o problema acaba sendo detectado durante uma visita ao dentista, quando o profissional nota que os dentes do paciente estão achatados, desgastados, fraturados ou lascados ou, ainda, apresentando rachaduras no esmalte.

Que sintomas podem indicar que tenho bruxismo ou briquismo?

Isso varia de paciente para paciente, mas em geral, além do desgaste e amolecimento dos dentes, a dor de cabeça é o sintoma mais comum. Aumento da sensibilidade dentária, sensação de cansaço ao acordar, dores de ouvido ou zumbido, dores irradiadas na mandíbula, alterações de sono, estalos ao mastigar e dificuldade para mastigar alimentos mais duros também são alguns sinais que devem ser levados em consideração.

Existe cura? Qual o tratamento mais indicado?

Inicialmente, devemos realizar o diagnóstico correto, pois muitas vezes outros problemas bucais podem causar sinais e sintomas semelhantes. Como essas desordens funcionais normalmente estão associadas a outros fatores – como estresse, tensão e ansiedade, por exemplo -, não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo ou o briquismo. No entanto, existem, sim, formas de reduzir o ranger dos dentes, aliviando as dores e prevenindo danos ainda maiores. O tratamento mais indicado inclui a utilização de aparelhos interoclusais de acrílico, as placa de mordida. Desenhadas de acordo com o formato da arcada dentária de cada paciente, essas placas protegem os dentes e ajudam a guiar os movimentos da mandíbula, reduzindo o atrito que provoca o desgaste dos dentes.

Outra abordagem, especialmente quando o paciente está em crise dolorosa, é a utilização medicamentos antiinflamatória, relaxantes musculares ou da toxina botulínica terapêutia, o Botox, nos músculos da mastigação. Por ser uma manifestação crônica,deve ser realizado um acompanhamento pelo dentista por um período suficiente até que aconteça o controle do problema e a estabilização dos sintomas.

Dentate - Clínica Odontológica Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP - 11 3066 0466


1.914 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sorria!

bottom of page