google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk MOCK-UP - Planejamento estético do sorriso
top of page
  • Foto do escritorFernando Peixoto Soares

MOCK-UP - Planejamento estético do sorriso


Atualmente existem várias técnicas para proporcionar um belo sorriso aos nossos pacientes. Entre elas podemos destacar as coroas livre de metal com base em zircônia, as facetas em porcelana, as lentes de contado dentais e também as restaurações em resina composta.

"Nada melhor que enxergar como vai ficar seu sorriso, antes do tratamento." - Dr. Fernando Soares

O fator determinante para o sucesso de uma mudança do sorriso é o planejamento prévio. Sempre que um paciente quer realizar uma mudança no seu sorriso, devemos realizar uma técnica chamada de "mock-up". É como se fosse uma espécie de "test drive" do sorriso. Inicialmente é realizado um molde da boca do paciente que precisa e quer melhorar o sorriso (figura 1). Esse molde é enviado, então, para o protético, que seguindo as orientações técnicas do dentista realizará um estudo para produzir uma escultura em cera de um "sorriso ideal" (figura 2). O protético envia esse sorriso para o dentista e ele reproduz, na boca do paciente, o futuro sorriso com restaurações provisórias (figura 3). Nesta etapa, é muito importante a aprovação ou a correção de aspectos dos novos dentes pelo paciente e pelo dentista. O paciente deverá fazer suas sugestões e tirar suas dúvidas durante esta consulta, quando é muito mais fácil fazer ajustes no novo sorriso.

A técnica em questão apresenta várias vantagens:

  • O estudo do sorriso antes de iniciar o tratamento;

  • Uma imagem vale mais do que mil palavras, ou seja, o paciente poderá ver com antecedência como vai ficar o tratamento proposto;

  • O paciente e o dentista podem fazer todas as alterações necessárias para a melhora da estética;

  • Serve como guia de tratamento para as restaurações definitivas.

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sorria!

bottom of page