google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk FIO DENTAL | A importância do uso em 5 pontos importantes
top of page
  • Foto do escritorFernando Peixoto Soares

FIO DENTAL | A importância do uso em 5 pontos importantes


Você tem costume de usar fio dental? Se não, deveria. Apesar de já ter ouvido esse conselho de seu dentista milhares de vezes, talvez não tenha escutado as razões pelas quais eles insistem tanto. E são várias.

Nossos especialistas explicam a importância de usar fio dental. Veja aqui as principais considerações:

1. Os microrganismos presentes na placa bacteriana causam a inflamação de tecidos moles, como a gengiva. Se não for contida, a inflamação pode se transformar numa gengivite que, quando não tratada por meio de uma boa higiene bucal, pode destruir o osso que suporta o dente na boca, causando a periodontite. O uso do fio dental é necessário, portanto, para remover essas placas presentes na superfície dos dentes, especialmente entre dois dentes, uma vez que a escova não consegue alcançar espaços tão pequenos.

2. Existem evidências de que há ligação entre doenças bucais crônicas (gengivite e periodontite) e doenças sistêmicas (diabetes, obesidade, pneumonia). Esse fato, por si só, já é um excelente motivo para você usar regularmente o fio dental.

3. Apenas manter uma dieta saudável com poucos carboidratos (que causam danos aos dentes) não é suficiente. Se analisarmos dois grupos que fazem uma dieta idêntica, porém divididos entre os que usam fio dental e os que não usam, veremos que o segundo grupo certamente terá problemas relacionados à inflamação da gengiva e até no osso. Contudo, o uso incorreto do fio dental também pode causar danos à gengiva, dilacerando-a.

4. Cada organismo responde de uma maneira às inflamações - a gengivite, por exemplo, é uma dessas respostas. Portanto, um tratamento feito com uma boa higiene com o fio dental não significa que os resultados vão aparecer imediatamente. O mesmo acontece com o uso regular do fio: algumas pessoas são mais suscetíveis a tais doenças e talvez tenham que usá-lo mais do que outras, para manterem a saúde bucal em dia. Pessoas que fazem quimioterapia ou tratamentos que afetam na quantidade e na qualidade da saliva devem dar atenção especial à higiene bucal. O mesmo vale para as mulheres grávidas.

5. É preciso criar um hábito diário, mas isso nem sempre é fácil. Para ajudar a criar esse costume, os especialistas sugerem usar o fio dental depois de escovar os dentes, pois essa situação cria um processo de associação do ato de escovar os dentes com o uso do fio, o que é ótimo para a memória.

Não se esqueça: manter a boa e correta higienização dos dentes continua sendo a melhor forma de prevenção para doenças bucais como cárie, gengivite e complicações estéticas.

Dentate - Clínica Odontológica Estética Dental, Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP 11 3066 0466

17 visualizações0 comentário
bottom of page