google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk PRÓTESE E IMPLANTE | Entenda a diferença entre elas em uma matéria exclusiva
top of page
  • Foto do escritorFernando Peixoto Soares

PRÓTESE E IMPLANTE | Entenda a diferença entre elas em uma matéria exclusiva


Um dos tratamentos mais complexos da odontologia é a substituição de um ou mais dentes e com isso torna-se muito mais complicada a decisão de escolha do melhor tratamento e do especialista para a realização do procedimento. Próteses fixas, móveis ou implante dentário. É preciso fazer a escolha certa de acordo com cada caso. Confira a diferença entre cada uma delas e em quais casos são indicadas.

Prótese Fixa

Produzidas com material artificial (normalmente porcelana) e substituta de coroas, as próteses dentárias fixas são indicadas para os casos onde o paciente tenha pedido um ou mais dentes. Para receber esse tipo de tratamento é preciso ter alguns dentes na boca para servir de pilar/apoio para a fixação da prótese.

Pensadas para trazer bem estar ao paciente, segurança e conforto bucal. As próteses fixas tem um custo unitário menor em relação ao implante. O problema é que par se substituir apenas um de dente, é necessária uma próteses fixa de três dentes: o que será substituído e os dentes pilares/apoio.

Assim, o custo final pode muitas vezes superar o custo de um implante. Outra desvantagem é que é necessário o desgaste de dentes vizinhos para apoiar a próteses.

Vantagens

Tratamento rápido. Sem a necessidade de cirurgias. Dentes fixos

Desvantagens

Desgaste de dentes naturas, dentes unidos (mínimo três), dificuldade de higiene

Prótese Móvel/Dentadura

Prótese móvel ou dentadura como popularmente é chamada – a opção para quem pretende fazer a substituição de alguns dentes perdidos, ela dá a liberdade de poder ser retirada sempre que necessário ou em casos de higienização. Os casos em que se faça a substituição de toda a arcada com a tecnologia móvel é chamada de dentadura.

Esse tratamento tem um custo menor em comparação ao implante, mas apresenta uma efetividade na mastigação muito menor e sua durabilidade também é limitada, necessitando grandes manutenções ou até troca das próteses a cada 5 anos em média.

Vantagens

Tratamento rápido. Sem a necessidade de cirurgias. Fácil higienização

Desvantagens

Necessidade de remoção para higiene. Casos em que não há estabilidade da prótese. Maixa eficiência mastigatória.

Implante dentário

Pensado como o tratamento mais completo, implantar um dente é trazer o aspecto natural na ausência de um dente perdido. Normalmente um pino feito de titânio é fixado dentro no osso maxilar inferior ou superior e sobre ele é colocado um dente artificial (normalmente feito de porcelana). Os materiais utilizados foram pensamos para que a intolerância ou rejeição sejam baixas ou inexistentes, com ótima durabilidade e estabilidade no longo prazo.

Com higiene bucal adequada e ações de prevenção, estima-se duração de mais de 20 anos contra 5 anos, em média, para a dentadura. O custo inicial é maior pela tecnologia, precisão e naturalidade. Se calcularmos o custo em relação à durabilidade, temos uma relação custo/benefício muito melhor do que as próteses fixas e as removíveis.

De acordo com as exigências básicas de higienização bucal e prevenção de doenças bucais, o paciente deve ter comprometimento e realizar manutenção periódica com o dentista de seis em seis meses. Para os três tipos de tratamentos existem contraindicações e precisam ser consideradas como: pacientes com índice alto de glicose no sangue (diabetes), doenças periodontais ou alterações sanguíneas.

Ainda assim, cada caso deve ser avaliado de acordo com as condições gerais do paciente e junto ao seu dentista.

Vantagens

Dentes fixos. Não existe desgaste de dentes naturais. Restaurações unitárias. Sensação de ter os dentes naturais. Alta eficiência de mastigação. Alta estética do sorriso. Maior durabilidade. Ótima relação custo benefício de longo prazo.

Desvantagens

Instalação cirúrgica dos implantes. Custo maior que as removíveis.

Dentate - Clínica Odontológica Estética Dental, Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP 11 3066 0466

174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page