google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk
  • Fernando Peixoto Soares

BRUXISMO E BRIQUISMO | Conheça os sintomas e o tratamento indicado


As causas ainda não são muito bem conhecidas, mas os sintomas podem ocorrer em qualquer faixa etária e são bem mais comuns do que se imagina. Estamos falando do bruxismo, desordem funcional desencadeada por mecanismos neurofisiológicos e neuroquímicos e que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Quando o atrito entre os dentes ocorre durante o dia, temos o briquismo que, diferentemente do bruxismo, acontece quando a pessoa está acordada.

Em ambas as situações, a pressão exercida involuntariamente pode provocar o desgaste e o amolecimento dos dentes e, em casos mais graves, acarretar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). A boa notícia é que existem algumas formas de reduzir o ranger ao máximo e evitar danos ainda maiores. Confira a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes sobre esses problemas.

Como sei se tenho bruxismo, se ele se manifesta durante o sono?

Para muitas pessoas, o bruxismo é realmente um hábito inconsciente, que só passa a ser conhecido quando alguém comenta que elas fazem barulho ao ranger os dentes quando estão dormindo. Em outros casos, o problema acaba sendo detectado durante uma visita ao dentista, quando o profissional nota que os dentes do paciente estão achatados, desgastados, fraturados ou lascados ou, ainda, apresentando rachaduras no esmalte.

Que sintomas podem indicar que tenho bruxismo ou briquismo?

Isso varia de paciente para paciente, mas em geral, além do desgaste e amolecimento dos dentes, a dor de cabeça é o sintoma mais comum. Aumento da sensibilidade dentária, sensação de cansaço ao acordar, dores de ouvido ou zumbido, dores na mandíbula, alterações de sono, estalos ao mastigar e dificuldade para mastigar alimentos mais duros também são alguns sinais que devem ser levados em consideração.

Existe cura? Qual o tratamento mais indicado?

Inicialmente, devemos realizar o diagnóstico correto, pois muitas vezes outros problemas bucais podem causar sinais e sintomas semelhantes. Como essas desordens funcionais normalmente estão associadas a outros fatores – como estresse, tensão e ansiedade, por exemplo -, não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo ou o briquismo. No entanto, existem, sim, formas de reduzir o ranger dos dentes ao máximo, evitando dores e danos ainda maiores. O tratamento mais indicado inclui a utilização de aparelhos interoclusais de acrílico que são conhecidas como placa de mordida. Moldadas de acordo com o formato da arcada dentária de cada paciente, essas placas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios, reduzindo, assim, o atrito que provoca o desgaste dos dentes.

Outra abordagem, especialmente quando o paciente está em crise dolorosa, é a utilização da toxina botulínica terapêutica nos músculos da mastigação. Por ser uma manifestação crônica,deve ser realizado um acompanhamento pelo dentista por um período suficiente até que aconteça o controle do problema e a estabilização dos sintomas.

Dentate - Clínica Odontológica Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP - 11 3066 0466


1,305 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O Dentista e a COVID-19

Primeiramente, é importante saber que o procedimento odontológico não traz riscos ao paciente. A nossa rotina de atendimento já prezava pela biossegurança, higiene e controle de contaminação atendende

Dentate | Clínica Odontológica - Implantes Dentários e Periodontia
Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins -  São Paulo - SP

Ligue / WhatsApp: 11 97272.3368

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle