google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk O CIGARRO | os efeitos na saúde bucal
top of page
  • Foto do escritorFernando Peixoto Soares

O CIGARRO | os efeitos na saúde bucal


O hábito de fumar, além de causar doenças pulmonares e afetar outros órgãos do corpo humano também tem impacto prejudicial à saúde dos dentes e é considerado um fator de risco para uma série de doenças bucais.

O fumo libera componentes tóxicos dentro da boca, irritando mucosa, gengiva e diminuindo a circulação sanguínea. Seu principal efeito é a demora na cicatrização de feridas na boca e o aparecimento de manchas, devido a presença de placa bacteriana. Quanto mais cigarros a pessoa fuma, mais manchados os seus dentes serão. A coloração fica amarelada e, em alguns casos, cinzas ou tons escuros, que são mais difíceis de serem retiradas.

Já as substâncias químicas presentes no tabaco, como a nicotina, influenciam negativamente as glândulas salivares e causam a diminuição do fluxo salivar, causando o mau hálito.

O hábito de fumar também agrava a inflamação dos tecidos que envolvem o dente, gengiva e osso, podendo acelerar muito a perda óssea de sustentação dos dentes, podendo levar à perda prematura dos dentes. Os fumantes também são mais favoráveis a desenvolver o câncer de boca ou problemas mais sérios de serem tratados. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia oito em cada 10 pacientes com câncer bucal são fumantes.

Prevenção O cuidado com a saúde dos dentes já é essencial e necessário para todas as pessoas, mas os fumantes devem ficar ainda mais atentos. Atitudes de prevenção como escovação correta, uso do fio dental e ida freqüente ao dentista, são a opção mais econômica e menos dolorida para cuidar da higiene da boca. E lógico, diminuir ao máximo ou parar com o hábito do fumo.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page