google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk
 
  • Ariana Soares Rodrigues

Os idosos e a pandemia

A atual pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, tem feito como principais vítimas as pessoas idosas, com doenças pré-existentes.

Esse público é o que deve tomar todos os cuidados para evitar a contaminação, e a principal orientação das autoridades em saúde é que fiquem em casa.

Mas, também é uma população que precisa se locomover, precisa ir a médicos, dentistas, fisioterapeutas, caminhar, tomar sol, exatamente por terem a idade avançada e com maiores necessidades de cuidados.

Por isso, para protegê-los e permitir que saiam com segurança, toda a população deve tomar os cuidados para evitar a propagação do vírus: uso correto de máscara facial, cobrindo a boca e o nariz; higiene respiratória, ou seja, não tossir nem espirrar sem a máscara e fazê-lo em direção à dobra do braço; limpar as mãos com água e sabão sempre que tocar em superfície externa que pode estar contaminada (ou usar o álcool em gel); realizar o distanciamento social, não se aproximando mais de 1,5m de outras pessoas, evitando a aglomeração; evitar locais fechados; sempre manter as janelas abertas para a circulação do ar do ambiente.

Com esses cuidados, cada um estará se protegendo de eventual contaminação e, caso seja portador do vírus, estará evitando a propagação e protegendo as pessoas que precisam se deslocar.

Entendemos que a única forma de diminuir as mortes pela COVID-19 é a conscientização da população sobre seu papel no controle da disseminação do vírus.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo