google-site-verification=irBZrAzZWO8UZchqa0SBr0uGCZ9X1GV1-2FBn_Qyllk FIO DENTAL | 5 dicas para você usá-lo corretamente
top of page
  • Foto do escritorFernando Peixoto Soares

FIO DENTAL | 5 dicas para você usá-lo corretamente


Fundamental no combate a problemas como cáries, gengivites e periodontites, o fio dental também ajuda a evitar o mau hálito. No entanto, seja pela correria do dia a dia, seja por falta de hábito, muita gente acaba não utilizando esse acessório da forma mais adequada. Confira a seguir 5 dicas para usar o fio dental corretamente.

1- Use o fio dental todas as vezes que for escovar os dentes

A limpeza com o fio dental é tão importante quanto a escovação e essencial para remover a placa. Por isso recomenda-se o uso do fio dental após todas as refeições, ou seja, no mínimo três vezes ao dia.

2- Passe o fio dental preferencialmente antes da escovação

Isso porque ele normalmente desloca resíduos que podem depois ser removidos com a escova.

3- Incentive o uso de fio dental também pelas crianças

Em torno dos sete meses, quando a criança já tiver entre dois ou mais dentes de leite, o fio dental já pode ser utilizado. E não se esqueça que o melhor método de ensino dos pequenos é por meio do exemplo. Portanto, deixe que eles te vejam passar o fio dental.

4- Escolha o fio dental que melhor se adapta a você

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores, todos com a mesma efetividade. Vale lembrar que há também produtos mais finos, indicados para pacientes com dentes mais justos.

5- Mova o fio dental suavemente e sem pressa

Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Dentate - Clínica Odontológica Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP - 11 3066 0466

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page